13 de setembro de 2013

Calvície: tem tratamento?

Uma das questões que tem preocupado os homens, em relação ao cuidado com a beleza, é a temida calvície. Ela pode surgir por vários fatores como alimentação, estresse, genética e ingestão de medicamentos, podendo se desenvolver de diversas maneiras, em cada pessoa. O Beleza com H foi conversar com o cabeleireiro e gerente da Edelson do Shopping Tacaruna, Wagner da Silva Machado, já parceiro das nossas dicas, para te ajudar a entender que atitudes tomar mediante os mais leves sintomas.
 
 
A calvície pode ser causada por alterações emocionais. Já ouviu falar nisso? "A cabeça é um termômetro, então tudo o que acontece no corpo, reflete no couro cabeludo", explica Wagner. Nossa primeira dica é, portanto, o controle do estresse, gente! Outra questão importante que pode gerar dúvidas é em relação a quem procurar, exatamente. "O profissional cabeleireiro faz um diagnóstico em relação a dizer se está havendo uma queda ou não. Mas a determinação em relação a você ingerir um produto, seja ele um medicamento ou uma ação que vá fazer com que aquela parte da calvície vá se regenerar, só um dermatologista. Ele fará uma avaliação que a gente chama de percentual de queda. Durante o dia, você perde de cinquenta a cem fios, isso é normal. O médico poderá dizer se, mesmo diante desta queda, o cabelo está sendo reposto", diz o cabeleireiro.

Existe uma doença congênita de nome "Alopécia" cujo sintoma principal é a perda do cabelo. "É um estresse que faz com que o cabelo caia por área. Começa com uma parte redonda que fica lisa igual a nossa testa. Você se preocupa porque o cabelo está caindo e o cabelo aumenta a queda porque você está se preocupando. Então é uma fase que você vai ter que controlar o seu emocional", explica Wagner.


Segundo o cabeleireiro, naturalmente, haverá uma fase da vida em que o cabelo cairá chamada telógena. "No homem, é mais fácil equilibrar porque o homem tem dois tipos de hormônio. Você consegue fazer a redução através de um massageamento, sempre quando lavar o couro cabeludo, que removerá o excesso de oleosidade e ajuda o cabelo novo a crescer. Alguns produtos que a gente chama de acidez, um shampoo com uma acidez maior que faz a limpeza daquele couro cabeludo e ajuda o cabelo, também, a se desenvolver. Mas, uma vez você tendo essa predisposição à queda do cabelo, não tem como se evitar", diz ele.
É possível, também, recorrer ao método do implante. "Você consegue retardar visualmente, ele vai dar uma durabilidade maior naquela região onde tem a queda do cabelo porque você vai trazer um cabelo da nuca, que a gente chama de área irrigada, para uma área implantada, que é no couro cabeludo. Ele passa um período de seis meses. Vai haver uma queda e depois um surgimento do cabelo. O médico, então, vai avaliar se precisa refazer ou retocar algumas partes. Você vai passar mais tempo com aquele cabelo mas, ainda assim, não evitará a queda", explica Wagner.

Então fiquem ligados, homens, à necessidade de ir ou não a um dermatologista! Até a próxima!

Serviço: O Shopping Tacaruna fica na Avenida Agamenon Magalhães, Recife.

Texto Por Clara Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário