5 de setembro de 2013

Cabelos brancos: esconder ou não?

Tenho percebido o crescimento considerável de homens que estão cuidando da aparência. Isso é válido para ambientes de trabalho, para questões de saúde, autoestima e, é claro, para os fins da conquista ao ser desejado ou amado. Uma pesquisa do IBGE indicou que o Brasil, inclusive, é o terceiro maior mercado de beleza masculina, no mundo. Muitos homens têm quebrado o preconceito de que a população masculina não se cuida, não procuram ficar bonitos. Isso vale para todas as faixas etárias. Quando os fios brancos começam a aparecer, por exemplo, já não é raro encontrar homens que optam por escondê-los e cuidar dos próprios cabelos.

 
Hoje, o Beleza com H vai trazer a discussão sobre a decisão dessa mudança e
as maneiras de realizá-la. Para isso, conversamos com o cabeleireiro e gerente da Edelson, que fica no Shopping Tacaruna, situado na Avenida Agamenon Magalhães, centro do Recife, Wagner da Silva Machado.

O primeiro trabalho a se realizar na escolha de colorir os cabelos pela primeira vez, especialmente, em função do aparecimento dos fios brancos é interior. Isso mesmo! É necessário que você tenha clara, dentro de si, a decisão de sofrer essa mudança externa para definir a forma de trabalho do profissional que vai lhe acompanhar. Wagner conta que, geralmente, a primeira dúvida dos homens é a respeito do resultado final da coloração, se vai ou não ficar o mais
próximo possível do natural. “Eles querem mudar o visual sem parecer que mudou. Quando aquele visual sofre um choque em relação a ter uma mudança
grande de aspecto, de textura, para eles já não é válido. Então a gente tem que dizer a eles o seguinte: que não foi de uma hora pra outra que o cabelo ficou daquela forma, não foi de uma hora para outra que ele ficou branco. Quando a gente fizer qualquer coisa no cabelo, o choque é imediato. Então, parte primeiro da aceitação, tem que se aceitar que ele vai fazer aquele procedimento", diz ele.
 
 
Partindo disso, você vai poder escolher o procedimento a ser utilizado.
A partir do momento que você usa um subterfúgio em relação a deixar o cabelo
todo escuro como era antes, você vai ter que partir para uma coloração. Se você quer fazer com que tenha o cabelo branco só que com um percentual mais reduzido, a gente vai fazer o reflexo ao contrário. O que difere de um para o outro? Um vai ter a cobertura dos brancos, pode ter a maquiagem deles (permanecendo os brancos só que diminuindo-os) e a gente pode, também, fazer a diminuição de percentual: vamos dizer que eu tenha dez cabelos brancos, desses dez eu vou pintar de quatro a cinco, então vai fazer com que vá amenizando. Proporcionalmente, ou você diminui, em relação a deixar mais escuro ou você aumenta deixando o cabelo, também, mais claro", explica Wagner.
 
Esse tipo de procedimento é feito com produtos específicos cuja a aplicação, também, é diferenciada. Portanto, tenha em mente, na hora de decidir fazer, que você deverá mantê-la. Os cuidados que, antes, você tinha com seus cabelos aumentarão.
"Pra determinar qual seria o tipo de produto, realmente, tem que se dispor de um
bom profissional tanto pra fazer o aconselhamento do determinado
tipo de tratamento que você vai fazer, tanto dos produtos que você
vai usar como manutenção, até porque não é válido para as
pessoas que querem fazer qualquer tipo de procedimento desse, o
realizarem sem dispor de tempo nem dinheiro para dar continuidade", aconselha o cabelereiro.
 
Tudo isso porque os cabelos brancos merecem uma atenção diferenciada no momento de colorir. Wagner nos explica o por quê.É um cabelo que responde de várias formas diferentes do cabelo
que tem cor. A gente difere da seguinte forma: o cabelo branco não
tem melanina, que seria a pigmentação. Então, é um cabelo mais difícil de ser trabalhado. Ele apresenta um aspecto mais seco e difícil de ter a penetração da pigmentação, então tem que, realmente, ter um produto diferenciado, até porque o cabelo é um filtro, tudo o que passa por ele, é capaz de absorver", conta.
 
Então, gente, tomando os cuidados necessários você tem como cuidar e manter a boa aparência dos seus cabelos. Aproveitem as dicas e até a próxima! 

Texto por Clara Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário